Movimento de câmera criado pelo uso de um "dolly", plataforma deslizante sob rodas, que aproxima ou distancia o público do objeto filmado.
"Planos dolly são feitos com a câmera em uma plataforma deslizante sobre rodas (dolly) que pode ser movida suavemente. Embora seja semelhante a um plano zoom [...], há diferenças fundamentais entre eles. Em um plano zoom, a câmera permanece imóvel enquanto a distância focal da objetiva é alterada para que as mudanças no enquadramento sejam percebidas pelo público como se um aspecto da composição se aproximasse ou se afastasse deles. Como o plano dolly move fisicamente a câmera enquanto a distância focal permanece inalterável, há uma mudança constante da perspectiva na composição, fazendo o próprio observador se sentir aproximando-se ou afastando-se de um aspecto no quadro."
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta: aprenda (e quebre) as regras da composição cinematográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
O "plano dolly" também é popularmente chamado simplesmente de dolly. Porém dolly na verdade é o nome dado ao equipamento com rodas e trilhos que move a câmera para conseguir realizar este plano. Por conta desta ambiguidade, e caso haja uma expansão desta terminologia de domínio no futuro, o nome escolhido como preferido nesta terminologia é "plano dolly".