Movimento vertical da câmera sem que ela saia de sua posição, simplesmente girando em seu eixo horizontal. A câmera gira de cima para baixo.
"O movimento da panorâmica vertical (tilt) gira a cabeça em um eixo horizontal. É como se a cabeça da câmera estivesse em rotação para cima e para baixo. Novamente, a câmera inteira não muda de posição. Na tela, o movimento de panorâmica vertical produz a impressão de um espaço que se desenrola de cima para baixo ou de baixo para cima."
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da USP, 2013.
"Planos inclinados giram a câmera para cima ou para baixo enquanto ela permanece fixa, montada em um tripé ou mantida na mão. Esse movimento desloca a atenção do público de uma área para a outra, estendendo verticalmente o alcance visual do plano."
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta: aprenda (e quebre) as regras da composição cinematográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
"Planos inclinados são frequentemente usados como planos de ambientação, introduzindo um local quando um personagem é visto chegando ou saindo dele."
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta: aprenda (e quebre) as regras da composição cinematográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Após um longo período de reflexão, foi decidido em dividir o termo "inclinação" e "panorâmica (horizontal)" ao invés de mantê-los como subordinados de um termo geral "panorâmica". Apesar de poderem ser vistos ambos como tipos de panorâmica, é mais comunemente aceitado (como visto na pesquisa bibliográfica e na Internet) que "panorâmica" refere-se exclusivamente à "panorâmica (horizontal)" ao invés do termo geral que agrupa os dois tipos de panorâmica (horizontal e vertical). Com o intuito de diminuir a ambiguidade, em um campo de conhecimento já muito ambíguo por conta da falta de uma normalização aceita universalmente, e respeitar a visão comum, ambos os termos "inclinação" e "panorâmica (horizontal)" foram separados e subordinados ao termo geral "movimento da câmera".