Plano que mostra a pessoa da posição diretamente atrás o ombro de outro ator, que obstruí o quadro parcialmente; este plano associa os personagens, que geralmente estão tendo tendo uma interação. Os planos envolvidos costumam ser primeiro plano, plano médio ou meio primeiro plano.
"Uma variação do close-up é o plano sobre o ombro ou OTS (over-the-shoulder), em que se olha por sobre o ombro de um ator para fazer um plano médio ou um close-up de outro ator. Ele associa os dois personagens e ajuda a nos colocar na posição da pessoa sendo abordada."
BROWN, Blain. Cinematografia: teoria e prática: tradução de imagens para cineastas e diretores. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
"Esses planos são amplamente utilizados sempre que acontece uma troca entre dois ou mais personagens, ou quando um personagem está olhando para alguma coisa. O nome refere-se ao posicionamento da câmera diretamente atrás do ombro de um dos personagens, obstruindo parcialmente o quadro enquanto o personagem principal fica de frente para a objetiva (outras partes do corpo como ombros e quadris também podem ser usadas). A inclusão do personagem de costas para a câmera dá profundidade ao quadro adicionando uma camada de primeiro plano aos planos do personagem principal e o fundo. O plano OTS (over the shoulder) [...] é normalmente alcançado usando planos médios, close-ups médios ou close-ups normais [...]."
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta: aprenda (e quebre) as regras da composição cinematográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.