Plano que abrange um ambiente externo que estabelece a localização da cena, mostrando o local onde a próxima ação se desenrolará. É normalmente um plano geral extremo ou um plano geral.
"Um plano de ambientação normalmente é um plano aberto. É o plano de abertura de uma cena que informa onde estamos. Um exemplo típico poderia ser 'Plano de ambientação - escritório de Helen'. Isso pode se referir a um plano aberto de um prédio de escritórios, assim, quando cortamos para um plano de Helen à sua mesa, sabemos onde estamos: no prédio do escritório dela."
BROWN, Blain. Cinematografia: teoria e prática: tradução de imagens para cineastas e diretores. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
"O plano de ambientação é geralmente um plano geral ou plano geral extremo filmado em um ambiente externo que mostra um local onde a próxima ação acontecerá."
MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta: aprenda (e quebre) as regras da composição cinematográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Este tipo de plano caracteriza-se por ser um normalmente um tipo de plano geral extremo, ou de um plano geral. Por tal razão, este termo é subordinado a esses dois termos.