É uma variedade de uva tinta fina com origem no sul da França, e no Uruguai é a principal vinífera tinta cultivada. É uma variedade bastante produtiva. Origina vinhos adstringentes, ricos em cor e com descritores sensoriais variados, como vegetal, champignon, amoras, framboesa, cereja, hortelã, eucalipto, pinus, marmelo, damasco, figos secos, couro (animal), chocolate.
"A 'Tannat' é originária da região de Madiran, no sul da França [...] Também é importante no Uruguai, onde é a principal vinífera tinta cultivada. [...] É uma variedade de médio vigor, bastante produtiva; apresenta bom potencial glucométrico e comporta-se bem em relação às doenças fúngicas. O vinho de 'Tannat' é rico em cor e em extrato... É um vinho bastante adstringente e, portanto, necessita de envelhecimento.” (Guerra et al., 2005, p. 24-25)
(Descritor sensorial) "Tannat: vegetal, champignon, amoras, framboesa, cereja, hortelã, eucalipto, pinus, marmelo, damasco, figos secos, couro (animal), chocolate." (Guerra et al., 2005, p. 64)