É uma variedade de uvas brancas que ainda não possui identidade de sua origem, mas é muito bem adaptada às condições do sul do Brasil. Os descritores sensoriais de Moscatos são: floral, frutos cítricos, papaio, jambo. A Moscato Branco origina vinho extremamente moscatel e é empregado na elaboração de espumantes.
Sinônimos encontrados em VIVC. Vitis International Variety Catalog. Database search. Chardonnay. Disponível em: https://www.vivc.de/index.php?r=cultivarname%2Findex&CultivarnameSearch%5Bcultivarnames%5D=&CultivarnameSearch%5Bcultivarnames%5D=cultivarn&CultivarnameSearch%5Btext%5D=Moscato+Bianco.
"Apesar do nome 'Moscato Italiano', ainda não há uma definição da identidade desta cultivar [...] É muito bem adaptada às condições do sul do Brasil [...] É resistente à antracnose, porém, bastante susceptível ao apodrecimento da uva. [...] Origina vinho acentuadamente moscatel, usado principalmente em cortes, como fonte de aroma para outros vinhos; também é empregada para a elaboração de espumantes, principalmente os do tipo moscatel." (Guerra et al., 2005, p. 27)
(Descritores sensoriais) “Moscatos: floral, frutos cítricos, papaio, jambo.” (Guerra et al., 2005, p. 64)