É uma variedade de uvas tintas finas de origem francesa muito bem adaptada às condições do sul do Brasil. Origina vinhos varietais, de alta qualidade e também utilizados em cortes com vinhos de outras castas de renome.
“A uva Merlot é uma cultivar originária da região de Bordeaux, França [...] Na Serra Gaúcha, é a segunda vinífera tinta com maior área plantada." (Rizzon & Miele, 2009, p. 1913-1914)
"O vinho Merlot [...] Gustativamente, ele impressiona pelo equilíbrio e maciez." (Rizzon & Miele, 2003, p. 156)
"El vino es de color rubí, en nariz presenta aromas afrutados y vegetales bastante intensos. En boca es complejo y de riqueza tánica media. Es una variedad adecuada para la obtención de buenos tintos jóvenes [...]" (Serrano et al., 2007, p. 141)
“Pode ser considerada uma variedade originária do Médoc, França, onde já era cultivada em 1850. Dali, expandiu-se para outras regiões francesas e para muitos outros países vitivinícolas. [...] Nos últimos anos, cresceu em conceito, sendo, juntamente com a ‘Cabernet Sauvignon’, uma das viníferas tintas mais conhecidas do mundo. É uma cultivar muito bem adaptada às condições do sul do Brasil. [...] Proporciona colheitas abundantes de uvas que podem atingir 23° Brix, porém é bastante suscetível ao míldio. Origina vinhos de alta qualidade, consagrados como varietal e também utilizados em cortes com vinhos de Cabernet Sauvignon, ‘Cabernet Franc’ e de outras castas de renome,“ (Guerra et al., 2005, p. 20-21)