É uma planta herbácea e perene com folhas opostas, ovadas a rombóides, de margens crenadas e de cor verde clara. Os ramos são quadrangulares, ramificados e podem ser verdes ou avermelhados, mais eretos ou mais prostrados. Floresce na primavera e verão, despontando flores pequenas, delicadas, de cor amarelo clara a lilás, sendo muito atrativa para abelhas e borboletas. Sua origem se dá na Ásia, Europa e na região do Mediterrâneo. Faz parte da família Lamiaceae e pode chegar a altura de 0,3 a 0,4 metros. As condições favoráveis para cultivo normalmente são encontradas em países com clima mediterrâneo, subtropical, temperado ou tropical. Prefere o sol pleno e possui ciclo de vida perene.
Algumas crenças e fatos relacionados à espécie: Na época elisabetana, os londrinos costumavam carregar pequenos ramos de Melissa officinalis para cheirar ao longo do dia e disfarçar o mau cheiro e a sujeira das ruas
Carregue Melissa officinalis para encontrar o amor ou promover cura
Esfregada em uma nova colmeia, a Melissa officinalis mantém as abelhas antigas e atrai novas;
Apresenta fins medicinais e alimentícios, mas recomenda-se melhores cuidados e pesquisas antes de qualquer consumo
"A erva-cidreira é uma planta herbácea e perene, de reconhecido valor como aromática e medicinal. [...] Suas folhas são opostas, ovadas a rombóides, de margens crenadas e de cor verde clara. Os ramos são quadrangulares, ramificados e podem ser verdes ou avermelhados, mais eretos ou mais prostrados, de acordo com a cultivar. [...]Floresce na primavera e verão, despontando flores pequenas, delicadas, de cor amarelo clara a lilás. Os frutos que se seguem são do tipo aquênio, oblongos e pardacentos. A floração da erva-cidreira é muito atrativa para abelhas e borboletas."
"Luminosidade: Sol Pleno; Origem: Ásia, Europa, Mediterrâneo; Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical; Ciclo de Vida: Perene; Altura: 0.3 a 0.4 metros; Família: Lamiaceae"
Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/erva-cidreira-melissa-officinalis.html
"Folclore e fatos: Na época elisabetana, os londrinos costumavam carregar pequenos ramos de Melissa officinalis para cheirar ao longo do dia e disfarçar o mau cheiro e a sujeira das ruas; Carregue Melissa officinalis para encontrar o amor; Esfregada em uma nova colmeia, a Melissa officinalis mantém as abelhas antigas e atrai novas; Carregue Melissa officinalis para promover a cura"