Planta herbácea e rizomatosa, de florescimento ornamental sendo amplamente cultivada em jardins. Sua origem se dá na África e África do sul. Faz parte da família Agapanthaceae e normalmente possui altura de 0.6 a 0.9 metros. As condições favoráveis para cultivo normalmente são identificadas em países com clima mediterrâneo, subtropical, temperado ou tropical, preferindo o sol pleno e possuindo ciclo de vida perene.
Crenças e fatos relacionados à espécie: Na tribo Xhosa, as mulheres fazem colares com raízes secas de agapanto para usarem como talismãs de fertilidade e garantir o nascimento de bebês fortes e saudáveis;
Acredita-se que o agapanto oferece proteção para o medo de tempestades e trovões
É considerada tóxica
"O Agapanto (Agapanthus africanus) é uma planta herbácea e rizomatosa, de florescimento ornamental que se destaca por suas inflorescências vistosas e folhagem exuberante. Originária da África do Sul, especificamente das regiões do Cabo Ocidental, esta espécie é amplamente cultivada em jardins e paisagismos ao redor do mundo devido à sua beleza e rusticidade."
"Luminosidade: Sol Pleno; Origem: África, África do Sul; Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical; Ciclo de Vida: Perene; Altura: 0.6 a 0.9 metros; Família: Agapanthaceae"
Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/agapanto-agapanthus-africanus.html
"Folclore e fatos: Mulheres da tribo Xhosa fazem colares com raízes secas de agapanto para usarem como talismãs de fertilidade e garantir o nascimento de bebês fortes e saudáveis; Acredita-se que o agapanto oferece proteção para o medo de tempestades e trovões" [tradução nossa]