O Ecodesenvolvimento, concebido como uma alternativa radical ao modelo de desenvolvimento hegemônico, busca harmonizar as necessidades humanas com a preservação dos ecossistemas. Esse paradigma se fundamenta em princípios como a satisfação das necessidades básicas das pessoas, a valorização da cultura e das especificidades ecológicas locais, o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e a gestão democrática dos recursos naturais. Ao contrário do conceito de desenvolvimento sustentável, que frequentemente se associa a um otimismo tecnológico e à busca por um crescimento econômico ilimitado, o ecodesenvolvimento propõe uma ruptura com esse modelo, defendendo a importância de viver dentro dos limites ecológicos do planeta. Prioriza a qualidade de vida, o manejo responsável dos recursos naturais e a construção de sociedades mais justas e equitativas em harmonia com a natureza. As raízes do ecodesenvolvimento remontam à Conferência de Estocolmo em 1972, e seus princípios encontram eco em práticas como a agricultura sustentável, a economia solidária e a valorização dos conhecimentos tradicionais, visando à construção de um futuro mais viável para as sociedades humanas. Ignacy Sachs, um dos principais formuladores do conceito na década de 1970, destacou cinco dimensões interconectadas para o ecodesenvolvimento:
O Ecodesenvolvimento, concebido como uma alternativa radical ao modelo de desenvolvimento hegemônico, busca harmonizar as necessidades humanas com a preservação dos ecossistemas. Esse paradigma se fundamenta em princípios como a satisfação das necessidades básicas das pessoas, a valorização da cultura e das especificidades ecológicas locais, o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e a gestão democrática dos recursos naturais. Ao contrário do conceito de Desenvolvimento Sustentável, que frequentemente se associa a um otimismo tecnológico e à busca por um crescimento econômico ilimitado, o ecodesenvolvimento propõe uma ruptura com esse modelo, defendendo a importância de viver dentro dos limites ecológicos do planeta. Prioriza a qualidade de vida, o manejo responsável dos recursos naturais e a construção de sociedades mais justas e equitativas em harmonia com a natureza. As raízes do ecodesenvolvimento remontam à Conferência de Estocolmo em 1972, e seus princípios encontram eco em práticas como a agricultura sustentável, a economia solidária e a valorização dos conhecimentos tradicionais, visando à construção de um futuro mais viável para as sociedades humanas. Ignacy Sachs, um dos principais formuladores do conceito na década de 1970, destacou cinco dimensões interconectadas para o ecodesenvolvimento:
Cf. conceitos em: ECODESENVOLVIMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Gilberto Montibeller Filho; Kássia Karina Silva de Araújo; Carlos Maurício Rocha Barroso; Éder Júnior Cruz de Souza. OS PARADIGMAS DA SUSTENTABILIDADE: ENTRE O ECODESENVOLVIMENTO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; Ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável e economia ecológica: em que sentido representam alternativas ao paradigma de desenvolvimento tradicional? Brena Paula Magno Fernandez Universidade Federal de Santa Catarina . Definição aprimorada com auxílio do modelo de linguagem Gemini/Google.