A Pedagogia da Alternância é uma abordagem educacional inovadora que busca articular de forma intencional a teoria e a prática, integrando a formação escolar à vivência no campo. Originária da França, essa metodologia valoriza a cultura local, a participação popular e a relação entre o homem e o meio ambiente. Ao alternar períodos de estudo em ambiente escolar com atividades práticas no campo, as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e outros centros de formação por alternância promovem uma educação integral, que reconhece a importância da experiência de vida dos alunos e de seus saberes prévios. Essa proposta pedagógica contribui para a formação de cidadãos críticos, atuantes e capazes de transformar suas comunidades, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo o desenvolvimento sustentável. A Pedagogia da Alternância é mais do que um método de ensino; ela representa uma filosofia educacional que busca a emancipação social e a construção de um futuro mais justo e equitativo.
A Pedagogia da Alternância é uma abordagem educacional inovadora que busca articular de forma intencional a teoria e a prática, integrando a formação escolar à vivência no campo. Originária da França, essa metodologia valoriza a cultura local, a participação popular e a relação entre o homem e o meio ambiente. Ao alternar períodos de estudo em ambiente escolar com atividades práticas no campo, as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e outros centros de formação por alternância promovem uma educação integral, que reconhece a importância da experiência de vida dos alunos e de seus saberes prévios. Essa proposta pedagógica contribui para a formação de cidadãos críticos, atuantes e capazes de transformar suas comunidades, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo o desenvolvimento sustentável. A Pedagogia da Alternância é mais do que um método de ensino; ela representa uma filosofia educacional que busca a emancipação social e a construção de um futuro mais justo e equitativo.
Cf. conceitos em: Pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável: experiências em Escolas Famílias Agrícolas da Bahia Amaelton Souza dos Anjos¹Mestre em Ciências Humanas e Sociais; Professor da Escola Família Agrícola de Angical, BA; Evanildo Santos Cardoso Doutor em Geografia; Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB); Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil Ronaldo Marcos de Lima Araujo; Anny Camila Lima RodriguesConhecendo A Pedagogia Da Alternância. Definição aprimorada com auxílio do modelo de linguagem Gemini/Google.