Vocabulários Colaborativos da Disciplina de Linguística Documentária

plano americano

plano americano

Plano que mostra as pessoas dos joelhos para cima. Foram popularizados por sua presença nos primeiros filmes de faroeste americanos.

"O plano mais utilizado pela televisão é o plano americano (PAm), que normalmente mostra as pessoas dos joelhos para cima; seu nome deve-se ao fato de ter sido adotado com frequência nos estúdios de Hollywood nos anos de 1930 e 1940."

LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

"Planos gerais médios incluem um ou mais personagem desde aproximadamente o nível dos joelhos para cima no quadro; eles são mais abertos do que os planos médios, mas mais fechados que os planos gerais. Esses planos às vezes também são conhecidos como 'plano americano', chamados assim por críticos europeus porque foram inicialmente introduzidos nos primeiros filmes americanos de bangue-bangue (segundo o folclore da história do cinema, esse tamanho de plano foi criado para incluir personagens e seus coldres)."

MERCADO, Gustavo. O olhar do cineasta: aprenda (e quebre) as regras da composição cinematográfica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

"O plano em que a figura humana é enquadrada mais ou menos a partir dos joelhos é chamado plano americano. São planos comuns, já que permitem um bom equilíbrio entre a figura e o entorno."

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Editora da USP, 2013.

Termos não preferenciais

Termos genéricos

Termos relacionados

Data de criação
25-Nov-2025
Termo aceito
25-Nov-2025
Termos descendentes
0
ARK
ark:/99152/t3o1ypme0l7n56
Termos específicos
0
Termos não preferenciais
4
Termos relacionados
1
Notas
2
Metadados
Busca
  • Buscar plano americano  (Wikipedia (ES))
  • Buscar plano americano  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar plano americano  (Google scholar)
  • Buscar plano americano  (Google images)
  • Buscar plano americano  (Google books)