Ângulo de câmera onde ela filma o objeto de baixo para cima.
"Existem dois tipos de planos, também chamados de ângulos de câmera, utilizados raramente mas que possuem muita força dramática: o plongê e o contraplongê. [...] No contraplongê, a câmera filma o objeto de baixo para cima, ficando a objetiva abaixo do nível normal do olhar. Ele costuma gerar uma impressão de superioridade, exaltação, triunfo, pois faz 'crescer'. Em certos casos, valoriza o personagem/objeto que está sendo filmado, servindo também para eliminar do quadro outros objetos, pessoas, detalhes dos cenários ou mesmo ações secundárias."
LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de produção. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.
"A tomada em ângulo baixo, ou contraplongê, é aquela em que a câmera é inclinada para cima para captar o objeto. Um ângulo contraplongê não necessariamente significa que o cenário ou a ação são vistos 'da perspectiva de uma minhoca'. Tampouco implica que a câmera seja posicionada abaixo da altura dos olhos do fotógrafo. É possível fazer tomadas em ângulo baixo de um inseto, prédio ou bebê."
MASCELLI, Joseph V.. Os cinco Cs da Cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus Editorial, 2010.