É uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, com ramos eretos, ramificados com folhas brilhantes e de coloração verde-escura., além de flores brancas, grandes e perfumadas que, com o tempo, adquirem uma coloração creme com tons amarelados. Tem origem na Ásia como um todo, com destaque para a China. Faz parte da família Rubiaceae e pode chegar a altura de 1,8 a 2,4 metros. As condições favoráveis para cultivo normalmente são encontradas em países com clima mediterrâneo, subtropical, temperado ou tropical. Prefere a meia sombra ou o sol pleno, com ciclo de vida perene.
No Brasil, ocorre nos estados Pernambuco e nos das regiões Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo). É considerada exótica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Algumas crenças e fatos relacionados à espécie: Devido às vibrações espirituais extremamente elevadas, você pode colocar uma flor flutuando em uma tigela com água fresca ou espalhar pétalas secas pelo ambiente para promover uma sensação de profunda paz interior e aumento da espiritualidade.
Apresenta fins cosméticos, mas recomenda-se melhores cuidados e pesquisas antes de qualquer consumo
"A gardênia é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, com ramos eretos, ramificados e folhas perenes. [...]. Suas folhas são brilhantes, coriáceas, opostas, ovaladas e de coloração verde-escura. As flores são brancas, cerosas, grandes e muito perfumadas. Com o tempo adquirem uma coloração creme com tons amarelados. A floração ocorre em meados da primavera e início do verão. Os frutos, oriundos das variedades férteis, têm a polpa amarela, de onde extraem-se corantes para o artesanato e indústria. Ocorrem variedades de flores simples ou dobradas, pequenas e grandes, assim como há variedades de ramagem prostrada e pequeno porte."
"Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno; Origem: Ásia, China; Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical; Ciclo de Vida: Perene; Altura: 1.8 a 2.4 metros; Família: Rubiaceae"
Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/gardenia-gardenia-jasminoides.html
"Distribuição geográfica: No Brasil a espécie é cultivada em Pernambuco e nos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo). Exótica no Rio Grande do Sul. Exótica em Santa Catarina."
Fonte: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?id=9244
"Folclore e crenças: Devido às vibrações espirituais extremamente elevadas da Gardenia jasminoides, você pode colocar uma flor flutuando em uma tigela com água fresca ou espalhar pétalas secas pelo ambiente para promover uma sensação de profunda paz interior e aumento da espiritualidade."