É uma espécie nativa do continente americano possuindo sua origem na América do Sul como um todo e no Brasil é uma espécie naturalizada. Faz parte da família Verbenaceae podendo chegar na altura de 3,6 a 6,0 metros. Suas flores normalmente apresentam as cores azul-pálida ou azul-arroxeada, atraindo polinizadores, em conjunto com seus frutos que são apresentados em cachos indo da coloração amarelo-ouro a laranja. As condições de cultivo ideias normalmente são em países de clima equatorial, subtropical ou tropical. Tem preferência pelo sol pleno e possui ciclo de vida perene.
No Brasil, ocorre nos estados Bahia, Sergipe, Mato Grosso, no Sul e Sudeste. Exótica no Rio Grande do Sul. É considerada exótica em Santa Catarina.
É considerada tóxica mas, com os devidos cuidados e pesquisas, pode ser utilizada de forma medicinal
"Duranta erecta é uma espécie nativa do continente americano, ocorrendo essencialmente na região tropical, sendo considerada, no Brasil, uma espécie naturalizada. [...] Suas inflorescências desenvolvem-se na porção distal dos ramos, em racemos axilares, com perfumadas flores de cálice verde e corola azul-pálida ou azul-arroxeada [...]. Embora as flores tenham importância ornamental secundária, atraem muitos polinizadores, principalmente abelhas e borboletas. Seus frutos sim, são bastante ornamentais, criam um efeito paisagístico bastante interessante, devido ao seu formato esférico, de cor amarelo-ouro a laranja, formando cachos pendentes, [...]"
Fonte: https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/duranta-erecta-l
"Luminosidade: Sol Pleno; Origem: América do Sul, Brasil; Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical; Ciclo de Vida: Perene; Altura: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros; Família: Verbenaceae"
Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/pingo-de-ouro-duranta-erecta-aurea.html
"Distribuição geográfica: No Brasil a espécie ocorre na Bahia, Sergipe, Mato Grosso, no Sul e Sudeste. Exótica no Rio Grande do Sul. Exótica em Santa Catarina."