É um arbusto grande e ereto de folhas grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face inferior. As flores em formato de trombeta, são pêndulas, simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também. Sua origem se dá nas Américas como um todo. Faz parte da família Solanaceae e pode atingir a altura de 2,4 a 3,0 metros. As condições favoráveis para cultivo normalmente são encontradas em países com clima equatorial, subtropical e tropical. Prefere a meia sombra e o sol plena com ciclo de vida perene
No Brasil, é considerada exótica, apesar de estar estabelecida no Rio Grande do SUl e em Santa Catarina
É considerada tóxica mas, com os devidos cuidados e pesquisas, pode ser usada para fins medicinais
"O trombeteiro é um arbusto grande e ereto, que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas são grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face inferior. As flores em formato de trombeta, são pêndulas, simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também."
"Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno; Origem: América Central e Insular, América do Sul; Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical; Ciclo de Vida: Perene; Altura: 2.4 a 3.0 metros; Família: Solanaceae"
Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/trombeteiro-brugmansia-suaveolens.html
"Distribuição geográfica: Nativa do México, América Central e norte da América do Sul. Exótica no Brasil.
Exótica estabelecida no Rio Grande do Sul. Exótica estabelecida em Santa Catarina."
Fonte: https://floradigital.ufsc.br/busca.php