É uma trepadeira lenhosa, escandente e vigorosa que se destaca pelo florescimento abundante e espetacular. Possui grandes semelhanças com a Bougainvillea glabra de modo que suas diferenças não são um consenso claro entre os pesquisadores possibilitando a união das espécies futuramente. Tem sua origem na América do Sul como um todo, principalmente no Brasil. Faz parte da família Nyctaginaceae e pode chegar a altura de 4,7 acima de 12 metros. As condições favoráveis para cultivo são encontradas em países com clima equatorial, mediterrâneo, oceânico, subtropical ou tropical. Possui preferência pela meia sombra ou sol pleno com ciclo de vida perene.
No Brasil, sua distribuição se encontra nos estados Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e em todo Sul e Sudeste, sendo também nativa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
É considerada tóxica, mas com os devidos cuidados e pesquisas, pode ser usada para fins medicinais
"A Bougainvillea glabra, conhecida popularmente como primavera, três-marias ou flor-de-papel, é uma trepadeira lenhosa, escandente e vigorosa que se destaca pelo florescimento abundante e espetacular. Suas folhas são elípticas, pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes, sendo esta uma das características que a diferencia da Bougainvillea spectabilis, que geralmente apresenta folhas mais ovadas que elípticas. Além disso, essa diferença não é um consenso claro entre os pesquisadores, que talvez unam as duas espécies no futuro."
"Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno; Origem: América do Sul, Brasil; Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical; Ciclo de Vida: Perene; Altura: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros; Família: Nyctaginaceae"
Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/primavera-bougainvillea-glabra.html
"Distribuição geográfica: No Brasil ocorre no Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e em todo Sul e Sudeste. Nativa no Rio Grande do Sul. Nativa em Santa Catarina."